Vitória da Conquista participa da 28ª Cúpula de Redes Mercocidades
Evento ocorreu em São Paulo na última semana.
A 28ª Cúpula de Redes Mercocidades realizada em São Paulo, contou com a participação do município de Vitória da Conquista. O evento aconteceu entre os dias 20 e 24 de novembro, e foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que no encontro representou a prefeita Sheila Lemos (União Brasil).
A cidade de São Paulo foi escolhida como sede do encontro da reunião pelas delegações de mais de 70 cidades de nove países sul-americanos, representantes de organizações internacionais, sociais e entidades acadêmicas que participaram da edição do ano passado em Montevidéu, no Uruguai.
O encontro de Mercocidades incluiu diversas reuniões dos grupos temáticos de trabalho (planejamento estratégico e áreas metropolitanas, Desenvolvimento Social, Educação, Turismo e Cultura, entre outros), da Direção Executiva e do Conselho da Rede.
A Mercocidades é uma rede que agrupa mais de 364 cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela para discussão de temas como desenvolvimento sustentável e cidades mais verdes, com ênfase para o desenvolvimento de cidades mais justas e inclusivas.
O lema do evento foi “diverCIDADES: Inclusão para a Agenda 2030”, o que permitiu às cidades debaterem através de três eixos temáticos: “Cidades Plurais e Inclusivas”; “Cidades Globais e Sustentáveis” e “Cidades Inovadoras e Eficientes”.
Segundo o secretário, Michael Farias, a participação de Vitória da Conquista nesse encontro de cúpula e no grupo seleto de Mercocidades aponta que Conquista se conecta a importantes pautas internacionais que dialogam diretamente com o cotidiano das pessoas. “Além disso, reforça a visibilidade que a cidade vem tendo em função de projetos inovadores que vem implementando, como o Complexo de Escuta Protegida. Por fim, o encontro permitiu conhecer experiências de outras cidades que poderão servir de parâmetro para pensarmos novas políticas públicas aqui”.