Prefeita decreta uso de máscaras em ambientes hospitalares de urgência e emergência
Decreto foi publicado nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial do Município.
Como noticiado anteriormente por Jornal Conquista, a Bahia segue com uma alta de casos de Covid-19 e Vitória da Conquista não foge a regra. Nas últimas semanas, dezenas de notificações da doença foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem acompanhando esse aumento no número de casos e nesta segunda-feira (13), a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) publicou o Decreto nº 22.291/2023 no Diário Oficial do Município (DOM), que recomenda o uso de máscaras de proteção respiratória em ambientes de urgência e/ou emergência de hospitais do município.
“São lugares onde têm pessoas mais fragilizadas, com mais risco de estarem expostos ao vírus e também é um local em que muitas pessoas com sintomas estão procurando atendimento. Então, há um alto risco de propagação e estamos realmente pedindo e recomendando este uso para que a gente assim consiga evitar um cenário piorado desse cenário da Covid atualmente”, comentou Halanna Ferraz, diretora de Vigilância em Saúde da SMS.
Apesar dos números serem baixos e a situação estar controlada, a Secretaria Municipal de Saúde também instituiu o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 para acompanhar os casos e implementar medidas de combate visando a diminuição da circulação do vírus em Conquista.
Entre os dias 5 e 10 de outubro, Vitória da Conquista registrou 29 casos confirmados de Covid-19. Neste momento, 10 pacientes do município estão com o diagnóstico da doença e seguem em tratamento hospitalar.