Jerônimo critica noticiário policial na TV; Bahia lidera ranking de mortes violentas
Governador crê que emissoras de TV tratam a segurança pública da Bahia como “a pior do mundo”.
Durante o lançamento da “Operação Carnaval”, nesta segunda-feira (13), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que solicitou de sua assessoria rebater as críticas feitas pelas emissoras de TV da Bahia à segurança pública do estado. O gestor considera que os canais noticiam diariamente um “massacre”.
“Eu já pedi à Secom, e eu quero pedir às nossas Secoms para que a gente faça essa disputa na comunicação. Nós não podemos perder essa disputa [da narrativa]. Todos os dias a gente ouve nas TVs um massacre, como se a gente tivesse a pior segurança pública do mundo, nós não podemos acolher isso com tranquilidade”, disse Jerônimo.
De acordo com o G1, a Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas no 1º semestre de 2022, com 2.630 ocorrências entre homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Os dados do 2º semestre do ano passado ainda não foram divulgados.
Derrotado por Jerônimo nas eleições de 2022, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) comentou nas redes sociais a fala do gestor: “Minimizar o problema da criminalidade e responsabilizar a imprensa pelos fatos que, lamentavelmente, já fazem parte da rotina de milhões de baianos, só demonstra que, mais uma vez, o governo do estado vai continuar cruzando os braços enquanto a violência se multiplica dia após dia. Encarar o problema de frente, assumir a responsabilidade e buscar soluções que deem respostas imediatas para a criminalidade é mais do que obrigação. Virou uma questão de humanidade.”