Lideranças do MDB pedem expulsão de prefeitos de Feira de Santana e Itapetinga por fazerem oposição a Jerônimo
Colbert Martins, de Feira de Santana, e Rodrigo Hagge, de Itapetinga, fizeram campanha para ACM Neto (UB) nas eleições do ano passado.
Segundo informações de bastidores, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) afirmou novamente que a legenda pretende expulsar lideranças que não estão de acordo com as recentes orientações da Executiva Estadual do partido.
Dentre essas lideranças estão os prefeitos Colbert Martins, de Feira de Santana, e Rodrigo Hagge, de Itapetinga, que figuram como principais opositores ao alinhamento do MDB com o PT a nível estadual. Ambos fizeram campanha para o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) nas eleições do ano passado.
Na ocasião, mesmo com a Executiva Estadual da legenda deixando os diretórios municipais livres para apoiar qualquer candidato ao Governo, havia uma pressão interna para que houvesse campanha para Jerônimo Rodrigues (PT).
Na semana passada, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, Geraldo Júnior afirmou que “se preciso fosse”, Colbert seria expulso do MDB. A publicação informa que o Vice-Governador e o Prefeito vem trocando farpas através da imprensa já há alguns dias.
Fora de mandatos eletivos desde o escândalo das malas de dinheiro, mas ainda com forte influência no MDB baiano, os ex-deputados Geddel e Lúcio Vieira Lima já teriam pedido a expulsão tanto de Colbert, quanto de Rodrigo Hagge, que é neto do histórico líder do partido no interior do estado, o ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hagge, de 95 anos.
Desde 2020, os dois gestores e, na ocasião, o ex-prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, se mantinham como as maiores lideranças anti-petistas do partido. Após a morte de Herzem, seu filho Danilo se uniu a Colbert e Hagge na formação frente de oposição ao PT dentro da legenda, que leva o nome do conquistense.