Prefeitura anuncia Busca Ativa Vacinal nas escolas da Rede Municipal de Ensino
Prefeita e Secretário de Saúde destacaram crescimento da cobertura vacinal em Conquista.
No Dia Nacional da Vacinação, comemorado nesta terça-feira (17), a Prefeitura realizou uma coletiva de imprensa, no Planetário Everardo Públio de Castro, a fim de destacar os progressos e desafios relacionados à vacinação em Conquista.
Para responder às perguntas dos meios de comunicação sobre esse tema, que é considerado de grande importância para a estratégia de saúde pública, juntamente com a prefeita Sheila Lemos (União Brasil), o evento contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, e da coordenadora de Imunização, Mariana Matos.
A Prefeita enfatizou que, após um período de declínio nas taxas de vacinação em todo o país, entre 2015 e 2022, o município tem se destacado em 2023 como um exemplo para o país, devido ao aumento nas taxas de cobertura vacinal, como nos casos da tríplice viral (82,62%), Hepatite A (85,89%), pneumo 10 (80%), rotavírus (76,77%), pentavalente (77%) e meningocócica (72,93%). “Aqui temos conseguindo aumentar a cobertura e só não conseguimos em duas vacinas, que é a ACWY e a Varicela, porque temos recebido doses insuficientes do Ministério da Saúde para conseguir atingir a meta”, afirmou.
O secretário de Saúde também mencionou a melhoria dos indicadores de vacinação, incluindo os resultados do segundo quadrimestre de 2023 no Programa Previne Brasil, que alcançou uma pontuação de 93 na vacinação de crianças menores de um ano. A meta é atingir 95% até o final do ano. “Para se ter uma ideia, em relação ao ano passado, a gente já aumentou a cobertura vacinal em 25% e o ano nem acabou ainda. De todas as vacinas que chegaram pra gente, por mais que não seja o quantitativo que esperamos e precisamos, já aplicamos mais de 95% delas”, disse.
Agora, o objetivo é aumentar ainda mais as taxas de vacinação de crianças, adolescentes e adultos por meio do esforço conjunto da Busca Ativa Vacinal, que envolve a colaboração das equipes de Saúde, Assistência Social e Educação.
De acordo com a coordenadora de Imunização, o foco principal desse projeto é atingir especialmente os adolescentes, com a vacinação contra o HPV e ACWY, que atualmente se encontram um pouco abaixo do desejado. “Vamos estar com uma equipe especificamente ligada a essa vacinação nas escolas, juntamente com a educação que é nosso parceiro nesse projeto, cumprindo um cronograma, com a proposta de passar uma vez a cada semestre nas escolas e creches municipais de Vitória da Conquista, para que a gente consiga alcançar crianças, adolescentes e também adultos”, afirmou.
Na ocasião, a Prefeita parabenizou os habitantes de Vitória da Conquista por sua consciência em manter suas vacinações atualizadas e também elogiou as equipes de saúde que têm se deslocado por todo o município para vacinar a população.