Vitória da Conquista sedia premiação regional da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática
Evento será realizado no Centro de Cultura Camilo de Jesus.
Nesta terça-feira (17), Vitória da Conquista sediará a cerimônia de premiação regional da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), sub-região BA09. O evento acontece no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, a partir das 14h, e celebrará o talento dos alunos, professores e escolas que se destacaram na competição.
Dois alunos da rede municipal de Vitória da Conquista conseguiram medalha de ouro – João Vítor Sousa, que compareceu à cerimônia para receber pessoalmente a medalha, e Vinícius Gomes de Jesus Costa, que será contemplado com a premiação amanhã. João finalizou o 9º ano em 2022, na Escola Municipal José Rodrigues do Prado, no distrito do Pradoso, e Vinícius concluiu na Escola Municipal Lisete Pimentel Mármore, também ano passado.
Durante a cerimônia regional, também serão premiados aqueles que conseguiram medalhas de prata, bronze, menção honrosa e também ouro, já que alguns não puderam comparecer à solenidade em Santa Catarina, além de e kits com materiais didáticos. Cerca de 40 alunos serão homenageados nesta cerimônia. Os estudantes são provenientes da escola pública e demonstraram excelência nas habilidades matemáticas.
A expectativa é que aproximadamente 400 pessoas participem do evento, entre professores, gestores, familiares e amigos dos premiados. A cerimônia será um momento especial para reconhecer o esforço e dedicação dos alunos, além de valorizar o trabalho dos professores e o empenho das unidades de ensino.
A Obemep é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além do apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O objetivo é promover o estudo da matemática e estimular o interesse dos estudantes por essa disciplina tão importante.