Orquidário Municipal recebe nome de Dona Zilda Gusmão
Mãe do ex-prefeito Herzem Gusmão faleceu no último domingo.
Através do Decreto Municipal nº 22.868, de 11 de outubro de 2023, publicado pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil), o recém-inaugurado Orquidário Municipal passa a receber o nome de dona Zilda Gusmão Pereira, em homenagem à mãe do ex-prefeito Herzem Gusmão (1948 – 2021), que faleceu no último domingo (08), aos 95 anos de idade.
O Orquidário Zilda Gusmão tem se destacado como um local que promove a melhoria da qualidade de vida, atraindo milhares de visitantes desde sua abertura. A administração do Orquidário está a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e seu projeto foi concebido pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner (1937-2021) durante a gestão do prefeito Herzem.
Edilson Gusmão, filho de Dona Zilda, compartilha que a homenagem póstuma à sua mãe tem sido um grande conforto para a família em luto. “O Orquidário foi um equipamento que meu irmão Herzem tanto apreciou e que representa tão bem seu amor pela cidade. Gostaria de agradecer à Prefeitura pela homenagem que representa um alívio para toda a família neste momento de dor”, declarou.
Thaisy Gusmão, neta de Dona Zilda e ouvidora-geral do Município, conta que sua avó esteve no Orquidário alguns dias antes de ser hospitalizada, e esse passeio foi o último que ela fez pela cidade. “Ter o nome da minha avó em um cenário tão delicado e belo é uma honra. A homenagem emociona a família e, não por acaso, a prefeita Sheila teve essa sensibilidade de nos presentear com essa homenagem que simboliza tão bem um encontro entre mãe e filho”, disse.
Dona Zilda nasceu no Povoado Periquito, um distrito de Cabeceira do Jibóia, em Vitória da Conquista, e viveu a maior parte de sua vida na Rua da Granja, onde era amplamente conhecida e querida. Além de ser mãe do ex-prefeito e radialista, ela teve outros quatro filhos, além de netos e bisnetos. Confira o decreto na íntegra clicando aqui.