Prefeitura demonstra técnicas de cultivo do umbu gigante para agricultores de Bate-Pé
Os agricultores receberam informações sobre a relevância dos insetos na polinização dos umbuzeiros.
Por: Nayure Soares
Nesta quinta-feira (05), agricultores dos povoados de Lagoa Rasa e Lagoa da Jiboia, localizados na região de Bate-Pé, realizaram uma visita à Fazenda Experimental Pedra Mole. Durante a visitação, tiveram a oportunidade de aprender sobre as técnicas de cultivo do umbu gigante. enador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, exploraram a fazenda. No percurso, receberam informações sobre a produção de mudas, o procedimento de enxertia, além de instruções sobre técnicas de plantio e poda.
Eduardo Castro, coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, ressaltou que a Fazenda Experimental Pedra Mole possui o maior acervo de umbu do mundo, ocupando uma extensão de 10 hectares. Ele sublinhou o empenho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDE) em aumentar a eficiência dos agricultores da região, destacando a iniciativa de distribuição de mudas e prestação de assistência técnica às famílias do campo. Para o presidente da Associação de Produtores Rurais dos Povoados de Lagoa Rasa e Lagoa da Jiboia, Amauri Barbosa, existem umbuzeiros comuns na região, mas certamente o cultivo das variedades de umbu gigante vai beneficiar muitas famílias.
Os agricultores receberam informações sobre a relevância dos insetos, especialmente das abelhas, na polinização dos umbuzeiros. Estudantes de biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que realizam pesquisas na região, compartilharam essas informações, visando identificar os insetos polinizadores mais eficazes para a cultura do umbu. “Assim será possível criar abelhas que deixam as frutas maiores e mais bonitas”, completou o estudante Vitor Campos.