Com participação de movimentos sociais, Prefeitura realiza 3ª Conferência da Juventude
Evento ocorreu no último sábado, no auditório da antiga FTC.
No último sábado (30), a Prefeitura promoveu a 3ª Conferência Municipal da Juventude que reuniu membros do poder público de Vitória da Conquista e entidades da sociedade civil organizada. O evento ocorreu no auditório da Unex – antiga FTC.
Com o tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, o evento debateu políticas públicas para os jovens da cidade.
Após palestra ministrada pelo diretor municipal de Habitação e Interesse Social, Diego Gomes, os participantes da Conferência se dividiram em grupos para debater os eixos: I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento da Bahia e do Brasil; II – Parâmetros e Diretrizes das Políticas Estadual e Nacional de Juventude; III – Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas da Juventude; IV – Juventude Viva, Segurança Alimentar e as interseções para a redução de impactos estruturais; V – Sistema Nacional de Juventude (Sinajuv); VI – Política Pública para LGBTQIAPN+.
Na sequência, após a aprovação de propostas, os participantes escolheram os 11 delegados e 11 suplentes que vão representar Vitória da Conquista na Conferência Estadual da Juventude, entre os dias 20 e 21 de outubro deste ano. Diversos movimentos sociais participaram da escolha e terão representação na comitiva conquistense.
Coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) em Vitória da Conquista e um dos delegados eleitos no último sábado, o ativista Vítor Rangel falou da importância do diálogo amplo entre a sociedade civil para a elaboração de políticas públicas no município e no estado: “É muito importante termos diversas correntes ideológicas presentes para que a discussão seja mais aberta. As vezes, algumas necessidades da nossa população passam desapercebidas e com mais pessoas participando e debatendo, como ocorreu hoje aqui, podemos contemplar o maior número de políticas públicas e de maneira mais eficaz”, comentou.
Esta é a primeira vez que o MBL conquista cadeiras entre os delegados e suplentes. Ao todo, o movimento terá 4 representantes.