Estudo afirma que Conquista é a cidade mais segura da Bahia
Bahia segue como a última colocada no ranking de estados do país.
Dentre as cidades da Bahia com uma população superior a 100 mil habitantes, Vitória da Conquista se destaca como a mais segura. Essa conclusão se baseia nas informações apresentadas no Anuário 2023 de Cidades mais Seguras do Brasil, uma iniciativa que reúne dados de óbitos registrados pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE.
Os números revelam que Vitória da Conquista possui uma taxa de 28,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. Em contrapartida, Santo Antônio de Jesus, que ocupa a última posição no ranking geral de segurança, apresenta uma taxa de violência quatro vezes maior em comparação com a de Conquista.
A Capital do Sudoeste vai na contramão dos números a nível estadual. O mesmo estudo revela que a Bahia segue como a última colocada (27º) no ranking de segurança do país, com uma taxa de 46,3 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Conquista também ficou na 9ª colocação do Nordeste
O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil da MySide adota uma metodologia específica que cria uma métrica para avaliar a violência em cada estado, com base nos registros municipais de homicídios disponíveis no Painel de Monitoramento de Mortes do Ministério da Saúde.
Essa abordagem metodológica é distinta em relação a outras pesquisas de segurança disponíveis no mercado, pois foi concebida com o propósito de corrigir possíveis subnotificações de homicídios em cada município brasileiro.
No Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide, a média de homicídios a cada 100 mil habitantes em todo o país foi de 24,9. Em contraste, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou em julho de 2023 seu próprio anuário, que apresentou uma taxa de homicídios ligeiramente inferior, com 23,4.
É importante notar que a discrepância entre as métricas é relativamente pequena e já era esperada, uma vez que diferentes fontes primárias de dados são utilizadas. A MySide se baseia no banco de dados do Ministério da Saúde, que analisa os atestados de óbito registrados em todo o Brasil, enquanto o Fórum Brasileiro de Segurança Pública utiliza dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública. Você pode conferir o estudo completo por cidades aqui e os de estados aqui.