Autoridades participam de visita guiada ao Cidca e Complexo de Escuta Protegida
A comitiva foi recebida pela prefeita Sheila Lemos e pelo secretário Michael Farias.
Na última terça-feira (12), autoridades estaduais, federais e internacionais visitaram Vitória da Conquista para conhecer a implementação da Lei da Escuta Protegida, após terem acesso a materiais informativos. A comitiva foi recebida pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil), pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, além de técnicos da Semdes, Educação e Saúde. Durante o dia, visitaram o Complexo de Escuta Protegida e o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Enquanto discutia a experiência de Vitória da Conquista com um representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Márcia Viana enfatizou a relevância do trabalho colaborativo em rede. “Sabemos que nem todos os municípios terão condição de ter um Complexo Escuta Protegida ou mesmo um Centro Integrado. Então, o que é muito importante para nós do ministério é ver o quanto esse município conseguiu se organizar e criar uma rede articulada envolvendo vários atores. Isso é um caso de sucesso e que a gente considera muito importante para ser replicado por outros municípios”, declarou a coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social.
O caso de sucesso está sendo replicado em níveis além do municipal, como confirmou Ted Conti, subsecretário estadual de Assistência Social do Espírito Santo, que visitou Vitória da Conquista em junho para conhecer o funcionamento da escuta protegida e retornou para o evento de hoje. “Uma semente foi plantada aqui em Vitória da Conquista e nós temos que ver essa semente virar uma árvore e frutificar em todo o Brasil. A nossa intenção é pegar esse projeto de vocês e implementar no Espírito Santo para que nós tenhamos o mesmo sucesso que vocês estão tendo aqui, dando assim mais dignidade, segurança e o amor e carinho que as nossas crianças precisam”, afirmou.