Alunos de Guanambi desenvolvem chocadeira automática
O projeto tem o intuito de auxiliar, de forma mais barata, os pequenos produtores da região.
Alunos do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Campus de Guanambi criaram uma chocadeira automática. O professor Woquiton Lima orientou os estudantes Alisson Livio, Emerson Alencar, Iuri Pereira e Luís Fernando no projeto que visa auxiliar, de forma mais barata, os pequenos produtores da região.
De acordo com Emerson, eles utilizaram madeira, grade de ferro, um motor de microondas, um controlador ESP8266, além de dois relês e dois sensores para criar a chocadeira. “Além do controle da temperatura, o produto oferece a capacidade de controlar a umidade, acionando a ventoinha quando necessário. O mecanismo também permite a rolagem dos ovos, evitando que o embrião grude na casca. Todas essas ferramentas funcionam de forma automática e independente”, explicou.
A chocadeira é constituída por três camadas distintas: a primeira é a camada física, que engloba a estrutura da máquina em si; a segunda é a camada de aplicação, composta pelo software ou aplicativo utilizado para controlá-la; por fim, a terceira camada é a de comunicação, que abrange a rede Wi-Fi utilizada no processo.
“O aplicativo da chocadeira oferece ao usuário a capacidade de monitorar em tempo real o ambiente dentro da chocadeira e realizar o controle completo. Isso inclui ligar ou desligar a lâmpada e a ventoinha, bem como programar a rolagem dos ovos no horário desejado. O app também fornece gráficos que exibem o histórico de temperatura e umidade, permitindo ao usuário acompanhar o progresso da incubação”, detalhou.