Vistoria preventiva é realizada em diversos locais da cidade, após chuvas da madrugada
A ação foi realizada nesta terça-feira (29).
Nesta terça-feira (29), equipes da Prefeitura de Vitória da Conquista estiveram nas ruas para uma vistoria preventiva em diversos pontos da cidade após as chuvas dessa madrugada. Segundo a Defesa Civil, a média de chuva na cidade foi 15,68 mm. O local com maior precipitação, segundo os pluviômetros da Prefeitura, foi o bairro Recreio, com 19,52 mm.
De acordo com a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Compdec), a chuva foi bem distribuída, ou seja, não ficou concentrada em um intervalo curto de tempo em apenas uma área. “A gente está avaliando todo o perímetro urbano, a região dos Campinhos. Estamos avaliando outras áreas também, como o Panorama. Mas foi uma chuva tranquila e a gente permanece com os nossos alertas, temos uma média de 20mm para cada dia nos próximos três dias e seguimos monitorando”, disse o engenheiro da Compdec, Gabriel Queiroz.
“Esse monitoramento das áreas de risco é um trabalho contínuo na cidade e na zona rural. Também estamos acompanhando os canais e desde domingo foi intensificado o trabalho de limpeza dos canais”, reforçou a coordenadora Rosângela Freitas
Nesta manhã, um dos pontos visitados pela Defesa Civil foi o Parque das Bateias. O local recebeu intervenção especial nos últimos dias após a previsão de chuvas. Nas proximidades do sangradouro foi realizado um trabalho de limpeza, que também se estende até o canal.
O coordenador do Deserg, ligado à Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Lucas Batista, reforçou a preocupação do Governo Municipal nesse trabalho preventivo. “Fomos acionados pela nossa prefeita Sheila, juntamente com a Defesa Civil, para que tivesse o cuidado com a questão do sangradouro da lagoa, tanto que estamos fazendo a limpeza na lateral do sangradouro. Então, é a Prefeitura fazendo a prevenção para que a água possa ter seu fluxo natural com a chuva”, disse.
Nesta manhã, uma equipe da Defesa Civil e do Deserg também esteve na região dos Campinhos, que recebe a água que sai da Lagoa das Bateias. Será realizada uma intervenção, que consiste em enlarguecer o fluxo da água para evitar a invasão nas casas.
As ações de prevenção do Governo Municipal se estendem aos demais canais da cidade, onde equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realizam a limpeza dos locais. A Prefeitura alerta a população para evitar o descarte de lixo e entulho nos locais inapropriados, principalmente próximos a canais. A foto acima mostra a quantidade de lixo e entulho no canal do Santa Cecília após as chuvas desta madrugada.
Em caso de intercorrência, a população pode acionar a Compdec por meio do 199 ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070.