Inema e Polícia Militar identificam atividade ilegal de garimpo na Chapada Diamantina
Apesar das possíveis provas, durante a inspeção não foram encontradas pessoas presentes na área.
No último dia 9 de agosto, uma quarta-feira, equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), realizaram uma operação para fiscalizar e combater garimpo ilegal na região da Chapada Diamantina.
Durante a ação, diversas áreas foram inspecionadas e, em uma delas, foi descoberto um local com quatro barracões, uma cozinha equipada com alimentos prontos para consumo e até camas improvisadas. O lugar foi tido como uma indicação do funcionamento pleno da atividade de extração ilegal de minérios.
Foi encontrado, ainda, em um ponto de difícil acesso na encosta da serra, uma frente de lavra com várias galerias e, para auxiliar na locomoção no local, foram improvisadas escadas feitas com cordas e madeiras. A equipe também identificou várias ferramentas, incluindo motores, uma máquina para triturar rochas, um dispositivo para lavar o material e até caixas d’água.
Como não era possível efetuar apreensões, todos os equipamentos foram destruídos no próprio local. Alguns deles foram descartados nas galerias subterrâneas, alguns jogados morro abaixo, enquanto outros foram foram incinerados.
Apesar das possíveis provas, durante a inspeção não foram encontradas pessoas presentes na área.