Programa Brilha Conquista chega ao povoado da Estiva
Já foram instaladas mais de 18 mil luminárias no município.
Com mais de 18 mil luminárias instaladas em vários bairros de Vitória da Conquista, o programa Brilha Conquista chegou nesta quinta-feira (17), ao povoado da Estiva. O programa teve início em abril deste ano e já cumpriu 66% da meta definida pela Prefeitura Municipal.
A comunidade comemorou a novidade. “Vamos ver a noite como vai ficar o Brilha Conquista. Mas, pelo que eu vejo na cidade, vai ficar uma maravilha. A iluminação 100%, ficou muito, muito bom o Brilha Conquista”, comentou o morador da Estiva, Edvaldo Antônio Filho.
De acordo com o secretário Municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, o serviço na zona urbana está sendo realizado nos bairros Candeias e no Centro. “Já está bem avançado na cidade, faltando poucos bairros, então deu para alocar uma equipe para a Zona Rural. Quando terminarmos a Zona Urbana, entramos com 100% na rural. A previsão era concluir tudo em dezembro, mas, no ritmo que estamos, vamos concluir um mês antes”, disse o secretário Municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos.
A Prefeitura iniciou o programa em abril, pelo Zabelê. Lá foram substituídos 2.945 pontos de iluminação por equipamentos de LED. No Ibirapuera, foram instaladas 1.249 luminárias; no Nossa Senhora Aparecida, 260; no bairro Brasil, 1.189; no Distrito Industrial dos Imborés, 794; no Bateias, 1.267; no Patagônia, 1.850; na Lagoa das Flores, 337; no Jurema, 519; no Centro, 893; no Guarani, 394; no Cruzeiro, 538; no Alto Maron, 1.514; no Primavera, 301; no Boa Vista, 1.907; no Recreio 735; no Felícia, 1.331. Ontem (16), o Brilho Conquista chegou ao Candeias e já foram instaladas 370 lâmpadas de LED.
Com isso, o município passou a ter uma economia de 1.171,45 KW (53%) no consumo de energia para iluminação pública, tendo ainda uma maior luminosidade e durabilidade.
A meta do programa municipal Brilha Conquista é substituir todos os pontos de iluminação pública de Vitória da Conquista por novas luminárias de LED, que são mais econômicas, possuem maior capacidade de iluminação e duram mais tempo do que as antigas lâmpadas de vapor de sódio.