Coordenador Municipal de Transporte comenta apuração de caso de injúria racial em ônibus
Coordenador Sérgio Hubner fala sobre apuração do suposto caso de injúria racial acontecido no último sábado (04).
O coordenador municipal de transporte público, Sérgio Hubner, comentou ao programa UP Notícias, da Rádio UP FM 100.1, sobre o suposto episódio de injúria racial ocorrido no último sábado (04), em um ônibus da empresa Atlântico, em Vitória da Conquista. De acordo com relato de testemunhas, uma cobradora supostamente ofendeu uma passageira negra a chamando de “macaca”.
Hubner informou que no momento do ocorrido, a diretoria da empresa foi prontamente acionada em Salvador, além da gerência local. O coordenador informou que tanto a cobradora quanto o motorista foram afastados: “a auxiliar de bordo foi afastada das atividades, e o motorista também. Foi colhida a declaração – faz parte do procedimento interno das empresas de ônibus – ela se mostra muito abalada psicologicamente e está buscando os meios jurídicos dela e inclusive, salvo engano, o apoio do Sindicato da categoria”, disse.
Sérgio também informou que a profissional nega as acusações: “Tomei conhecimento, por meio do gerente da empresa, que ela nega que tenha dito isso e jamais faria isso até fora do ambiente de trabalho, o que ela diz é que tão logo resolvido um impasse que houve por conta de troco, ela pediu a essa cliente que passasse pela catraca, e uma pessoa que acompanhava, a acusou de chama-la de macaca. Inclusive, a assessoria jurídica quer buscar conhecer o autor do vídeo para fazer parte desta apuração.”
Por fim, o coordenador afirma a necessidade de ações para coibir episódios de injúria racial: “Se houve, tem que ser tratado com rigor e não se pode admitir”, concluiu.