Hospital de Base de Vitória da Conquista realiza cirurgia inédita na Bahia
O procedimento foi totalmente custeado pelo SUS.
A equipe de Neurocirurgia e Cirurgia Ortopédica do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realizou com sucesso um procedimento inédito no Estado, totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pela primeira vez na Bahia, essa intervenção cirúrgica foi realizada. Anteriormente, apenas Recife e Fortaleza, duas capitais do Nordeste, haviam realizado esse tipo de procedimento. A cirurgia, que normalmente custa cerca de 40 mil reais, teve como objetivo tratar um paciente com uma lesão grave e completa do plexo braquial, uma estrutura complexa responsável pelo movimento e sensibilidade dos membros superiores.
Há aproximadamente um ano, o paciente de 26 anos sofreu uma lesão grave devido a um acidente de motocicleta. As opções de tratamento disponíveis até então não ofereciam uma recuperação satisfatória para a condição do paciente. Devido ao tempo transcorrido desde a lesão, houve uma atrofia total da musculatura do braço. Nesse caso, a única forma viável de restabelecer parcialmente a função do membro foi realizar um implante do músculo grácil, localizado na parte interna da coxa, para o braço, com o intuito de restaurar a função do bíceps braquial.
De acordo com os médicos responsáveis, Albercio Brito, ortopedista especializado em cirurgia de mão, e o neurocirurgião Iogo Henrique,“a complexidade do procedimento consiste em realizar a nova conexão dos vasos sanguíneos e nervos do músculo usado, pois esses vasos são menores de um milímetro. A escolha do músculo para ser transferido precisa ser um compatível com o lugar e função onde será implantado e não ser funcionalmente importante para que não deixe limitações no membro de onde foi retirado.
A cirurgia teve duração de seis horas e o paciente apresentam uma ótima evolução. Os médicos enfatizam que será necessário um longo período de reabilitação para desenvolver todo o potencial do músculo implantado no braço.