Em 6 meses, Polícia apreende 82 adolescentes por ameaças de ataques em escolas da Bahia
Durante o 1º semestre deste ano, mais de 200 ocorrências de ameaças de ataques foram registradas no estado.
Durante o período de 1º de janeiro a 22 de junho deste ano, a Polícia da Bahia realizou 89 prisões e apreensões de pessoas por ameaças de ataques a escolas do estado. Destes, são 82 adolescentes e 7 são adultos. Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão durante o período mencionado. Esses dados foram obtidos pelo site Bahia Notícias por meio do Portal Nacional da Educação (PNE), que conduziu o “Mapeamento da Violência Escolar” com informações dos governos estadual e federal da Bahia.
Durante o período analisado, o levantamento constatou que nenhuma ameaça foi concretizada na Bahia, o que significa que não houve feridos nem vítimas fatais em possíveis atentados. O mapeamento registrou um total de 218 ocorrências de ameaças durante o período estudado. No entanto, não há informações oficiais sobre o número de pessoas interrogadas em inquéritos policiais relacionados a essas ameaças. Durante a segunda semana de abril, o estado da Bahia enfrentou momentos de terror com uma série de ataques direcionados às instituições de ensino.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as prisões foram realizadas devido à produção e disseminação de notícias falsas, posse de arma branca ou simulacro de arma de fogo em escolas. Durante o período de crise, também foram divulgados planos de ataques em massa contra as instituições de ensino, programados para o dia 20 de abril. No entanto, felizmente, as ameaças não se concretizaram e desde então houve uma queda drástica na disseminação de conteúdos que incentivavam tais ataques.