Cancelamento de cirurgias por falta de lençóis em hospital do Governo do Estado em Conquista ganha destaque nacional
Menos de 1 ano depois da inauguração, Hospital Afrânio Peixoto vive descaso com a falta de elementos básicos.
As péssimas condições das unidades de saúde geridas pelo Governo do Estado em Vitória da Conquista já não é novidade na região há muito tempo, no entanto, uma situação denunciada por Jornal Conquista e outros órgãos locais de imprensa ganhou repercussão nacional através do G1, o portal de notícias da TV Globo.
O site destacou neste sábado (04) o depoimento de pacientes sobre os atrasos de cirúrgias por falta de roupas de cama, em especial no Hospital Afrânio Peixoto.
“Já vi médicos cancelarem a cirurgia de uma outra jovem que estava aguardando há oito dias, porque não tinha roupa para os profissionais de saúde”, contou Eliane Luedy, mãe de uma paciente que está internada no Afrânio. O lençol que estava na cama de sua filha foi levado para uma sala de cirúrgia nesta semana.
Outros pacientes ainda informaram que, além das roupas de cama, faltam toalhas, e em alguns casos, vários profissionais de saúde têm levado os materiais de casa para viabilizar cirurgias e demais procedimentos.
O Afrânio Peixoto foi reaberto em março de 2022, com 128 novos leitos para atender a população de Conquista e região. Na ocasião, o então governador Rui Costa (PT) esteve presente para inaugurar a unidade e a ampliação do Hospital de Base. Foram investidos mais de 29,5 milhões de reais em obras e na compra de equipamentos, no entanto, menos de 1 ano depois, existe a falta de insumos básicos.
Jornal Conquista noticiou ainda nesta semana que há relatos semelhantes sobre o Hospital de Base e a UPA.