Café do Planalto da Conquista poderá receber Indicação Geográfica; Prefeitura coleta amostras para avaliação
A aprovação do produto reconhece a qualidade de sua região de origem.
Nesta terça-feira (20), a Prefeitura deu início à coleta de amostras de café em todo o município, que serão utilizadas para a obtenção da Indicação Geográfica (IG) dos cafés produzidos no Planalto da Conquista. Durante a tarde, a equipe realizou esse trabalho em uma propriedade localizada na região da Estiva.
A obtenção da Indicação Geográfica (IG) confere reputação e valor aos produtos e serviços típicos de sua região de origem. Ao receber o registro, o item passa a ser reconhecido por sua identidade própria, diferenciando-se de produtos similares no mercado. Em Vitória da Conquista, serão coletadas 20 amostras nas regiões onde os produtores de café estão localizados. Além da região de Estiva, as propriedades também se concentram nas áreas de Inhobim e Capinal. O processo de coleta será realizado até o final do período de colheita do café, em julho.
A Associação dos Cafeicultores do Planalto de Vitória da Conquista (Ascap) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão elaborando um painel sensorial que irá apontar os fatores, a exemplo das condições climáticas, que fazem o diferencial do café da região.