Foragido da Justiça de Vitória da Conquista é preso enquanto aguardava atendimento em SP
Homem de 32 anos estava foragido desde dezembro e foi localizado em uma UBS após alerta do sistema Smart Sampa.
Na última segunda-feira (9), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu um homem, identificado como Adriano da Silva Raimundo Junior, de 32 anos, condenado por roubo em Vitória da Conquista e que estava foragido da Justiça desde dezembro.
Natural do município de Areial, na Paraíba, Adriano da Silva tinha um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas de Vitória da Conquista, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).
O homem foi localizado enquanto aguardava atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Zona Sul da capital paulista. A identificação ocorreu por meio do sistema de reconhecimento facial do Smart Sampa, que emitiu um alerta à central de monitoramento.
Uma equipe da GCM foi acionada e encontrou o suspeito sentado na sala de espera. Segundo a corporação, ele não apresentou resistência. Após a detenção, ele foi encaminhado ao 47º Distrito Policial (Capão Redondo) e permanece à disposição da Justiça.
O que é o Smart Sampa?
O Smart Sampa é considerado o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina e utiliza câmeras inteligentes com reconhecimento facial para identificar casos de violência urbana, pessoas foragidas da Justiça e auxiliar na localização de pessoas desaparecidas.
Dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo apontam que, somente em 2026, o sistema já contribuiu para 160 prisões, sendo 43 registradas no mês de fevereiro.
O Smart Sampa também auxiliou na localização de 159 pessoas desaparecidas, além de colaborar para 3.650 prisões em flagrante e 2.139 ocorrências envolvendo veículos.