ECPP e Conquista F.C. representam Vitória da Conquista no Baianão Sub-20 2026
Equipes integram o Grupo 3 da competição, que terá início no dia 7 de março e vagas garantidas em competições nacionais e regionais.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela básica do Campeonato Baiano Sub-20 de 2026. A competição terá início no dia 7 de março e seguirá até 1º de agosto, reunindo 24 equipes de diversas regiões do estado.
Os clubes foram divididos em três grupos com oito times cada, respeitando critérios de regionalização definidos pelo conselho técnico da FBF.
Os representantes conquistenses, ECPP Vitória da Conquista e Conquista Futebol Clube, integram o Grupo 3, ao lado de Barcelona, Catuense, Grapiúna, Jequié, Porto e Serrano.
Como vai funcionar o Campeonato Baiano Sub-20 de 2026?
Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos, em jogos de ida e volta. Ao fim das 14 rodadas, avançam às oitavas de final os cinco melhores colocados de cada grupo, além do sexto melhor colocado geral, considerando a classificação geral entre todos os participantes.
De acordo com o regulamento, os confrontos do mata-mata serão definidos conforme a campanha geral das equipes na primeira fase, com cruzamentos do 1º contra o 16º, 2º contra o 15º e assim sucessivamente.
Todas as fases eliminatórias serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis. A competição também estabelece critérios de desempate na fase classificatória, como número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, entre outros.
Quando será a estreia dos times conquistenses no Baianão Sub-20?
O ECPP Vitória da Conquista faz sua estreia no dia 7 de março, em casa, contra o Grapiúna. Já o primeiro compromisso como visitante acontece no dia 11 de março, diante do Catuense, no Estádio Fábio Nogueira (Nogueirão), no município de Brejões.
O Conquista Futebol Clube também estreia na competição no dia 7 de março, fora de casa, diante do Porto, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro.
Na segunda rodada, a equipe volta a campo como mandante no dia 11 de março, quando enfrenta o Jequié. Alguns horários e o locais ainda serão definidos pela organização da competição.
Regras importantes
O regulamento estabelece que:
- Atletas devem ter nascido a partir de 2006;
- Os cartões amarelos serão zerados nas oitavas de final, com exceção de atletas que atingirem o terceiro cartão;
- O prazo final para inscrição de atletas vai até o dia 2 de junho.
A competição garante vagas importantes em torneios nacionais e regionais. O campeão e o vice-campeão asseguram classificação para a Copa do Brasil Sub-20 2027 e para a Copa do Nordeste Sub-20 2027.
Já a vaga baiana na Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como Copinha, ficará com o clube com a melhor colocação no Baianão, excluindo Bahia e Vitória, que já são convidados diretos da Federação Paulista.
Em caso de novas vagas, a FBF utilizará o mesmo critério da ordem de classificação no estadual. A final do Baianão Sub-20 2026 está prevista para acontecer no dia 1º de agosto.