Câmara de Vitória da Conquista discute destinação de até R$ 30 milhões para moradias populares
Reunião com a Caixa Econômica Federal confirmou viabilidade de aplicar parte de financiamento municipal em habitação de interesse social.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Cordeiro, esteve na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, acompanhado do vereador Subtenente Muniz, para discutir a possibilidade de destinar parte de um futuro empréstimo do município à construção de moradias populares.
O encontro aconteceu na última segunda-feira (9), com a participação do superintendente regional da Caixa, Rogério Teixeira, o superintendente executivo de Governo, Claudeir Silva, e o gerente Állan Cantuária.
Durante o encontro, foi confirmada a viabilidade de aplicação de até R$ 30 milhões do financiamento que poderá ser contratado pela Prefeitura em investimentos voltados à habitação de interesse social.
Para Ivan Cordeiro, a confirmação técnica por parte da Caixa fortalece o papel do Legislativo na defesa de políticas públicas estruturantes. Segundo ele, a possibilidade de utilização dos recursos representa um passo importante para transformar financiamento em moradia e qualidade de vida para a população.
O vereador Subtenente Muniz destacou que a discussão ocorre em paralelo à tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 46/2025, que institui a nova Política Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS). Ele afirmou que a Câmara defende planejamento, transparência e garantia de respaldo financeiro para que as ações previstas sejam efetivamente executadas.
A vereadora Cris Rocha, 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, ressaltou que a habitação popular é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Segundo ela, além de reduzir o déficit habitacional, a construção de moradias fortalece os bairros e movimenta a economia local.
👉 Saiba mais: Câmara Municipal discute retomada das sessões e propõe investimento em habitação popular em Vitória da Conquista