continua após a publicidade

Polícia Militar mantém operação contra paredões de som em Vitória da Conquista e outras cidades baianas

Operação atua no combate à poluição sonora, na fiscalização e regularização de veículos e equipamentos de som.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 10/02/2026 - às 17:38

A Polícia Militar da Bahia está realizando uma operação permanente para coibir festas do tipo paredão, consideradas ilegais e responsáveis por transtornos à população. A ação, inicialmente implantada em Salvador, foi ampliada para municípios do interior do estado, incluindo Vitória da Conquista.

Na última segunda-feira (9), em entrevista à rádio Baiana FM, o comandante-geral da PM, coronel Antônio Magalhães, afirmou que a corporação seguirá intensificando a repressão a esse tipo de evento. Segundo ele, a “Operação Paredão” atua na fiscalização e regularização de veículos e equipamentos de som.

O comandante também destacou que, em Vitória da Conquista, assim como em outras cidades do interior, a operação tem sido fundamental para reduzir o impacto desses eventos nas comunidades. “Esse paredão contempla uma parte pequena das comunidades, mas grande parte sofre com isso. Esses veículos precisam estar legais, tem que estar devidamente autorizados. Se não estiverem, vão ser conduzidos e vamos impedir que eles continuem naqueles ambientes”, afirmou.

Ainda de acordo com o coronel Antônio Magalhães, parte dessas festas possui ligação direta com o crime organizado, sendo financiadas por traficantes que utilizam os eventos como meio para fortalecer atividades ilícitas.

Em Vitória da Conquista, o combate à poluição sonora está previsto na Lei Municipal nº 695/1993, que estabelece normas para impedir ou reduzir sons e ruídos excessivos.

Como denunciar?

  • Barulho vindo de bares, comércios ou eventos: acione a Gerência de Posturas pelos telefones (77) 3420-7009 ou (77) 98856-4737.
  • Barulho excessivo em residências: ligue para a Polícia Militar, pelo 190.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!