Hospital UNIMEC anuncia fim do atendimento pelo SUS em Vitória da Conquista
Hospital afirma que repasses do SUS não cobrem custos operacionais; serviços destinados à rede pública serão mantidos até 28 de fevereiro.
Na última segunda-feira (09), o Hospital UNIMEC tornou pública a decisão de encerrar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Vitória da Conquista. Em nota, a unidade informou que os serviços destinados à rede pública serão mantidos até 28 de fevereiro, prazo definido após avaliação interna que apontou desequilíbrio financeiro na execução do contrato.
Segundo a direção, a decisão foi construída ao longo de dois anos de tratativas com a Secretaria Municipal de Saúde. Nesse período, o hospital afirma ter sinalizado de forma recorrente que o modelo de financiamento do SUS não cobria os custos de funcionamento de uma instituição privada.
A instituição informa que apresentou relatórios técnicos e financeiros tanto à Secretaria de Saúde quanto ao Conselho Municipal de Saúde, demonstrando a defasagem entre os repasses e as despesas do serviço. Como alternativa, o hospital propôs uma revisão do modelo contratual, com o objetivo de viabilizar a continuidade do atendimento à população pelo SUS.
Ainda conforme o comunicado, não houve avanço nas tratativas e o município publicou, na última semana, um novo edital de credenciamento para 2026. Após análise do documento, a UNIMEC avaliou que as condições previstas não resolvem os entraves financeiros apontados pela instituição.
A direção afirma que a interrupção do atendimento pelo SUS foi adotada para evitar prejuízos recorrentes e preservar o funcionamento geral do hospital, incluindo os serviços prestados a outros convênios.
Apesar do encerramento do contrato, o hospital informou que continuará apoiando a rede pública por meio da disponibilização de leitos clínicos de internação em retaguarda, regulados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Esses leitos, no entanto, não funcionarão como porta de entrada para urgências e emergências.
A instituição também esclareceu que seguem em funcionamento o pronto atendimento particular e os serviços destinados a pacientes de planos de saúde credenciados.
Ao final da nota, o UNIMEC lamentou a interrupção do serviço e afirmou manter disposição para o diálogo com o poder público, desde que em condições financeiramente viáveis.
Posicionamento da Prefeitura
No último sábado (7), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou que foi oficialmente comunicada pelo hospital sobre o encerramento da prestação de serviços.
Em nota, a gestão municipal informou que o posicionamento do hospital ocorreu após a prefeitura não concordar com alterações contratuais solicitadas pela instituição, por entender que as mudanças feriam normas do Ministério da Saúde.
Ainda segundo a Prefeitura, o processo de encerramento das atividades segue um período de transição de 60 dias, pactuado anteriormente entre as partes, com o objetivo de evitar a descontinuidade da assistência à população.
Durante as negociações, o UNIMEC teria sugerido a mudança do regime de atendimento para o modelo de “Hospital-Dia”, proposta que foi indeferida após análise técnica e jurídica, por incompatibilidade com o regramento do SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que, com o Edital nº 001/2026 em vigor, não é possível formalizar contratos com valores ou condições diferentes das previstas na chamada pública, sob pena de afronta aos princípios da legalidade e isonomia. A pasta afirmou ainda que permanece à disposição para que a unidade hospitalar, caso tenha interesse, se adeque aos critérios estabelecidos no edital.
Por fim, a prefeitura esclareceu que o encerramento do atendimento não será imediato e que o contrato com o Hospital Unimec segue vigente até 28 de fevereiro, garantindo que a população não ficará desassistida durante o período de transição.