Conquistense foragido da Justiça é localizado por reconhecimento facial durante bloco em SP
Homem condenado por estupro foi preso no Campo Belo enquanto acompanhava desfile de Carnaval.
A tecnologia de reconhecimento facial utilizada pela Prefeitura de São Paulo levou à prisão de um homem condenado por estupro que estava foragido da Justiça. José Hélio Santos Gusmão, de 41 anos, foi identificado por câmeras do programa Smart Sampa durante um bloco de Carnaval, na tarde desta sexta-feira (7), no bairro Campo Belo.
Natural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o homem acompanhava um desfile na rua Edison quando foi localizado pelo sistema. Após a identificação, agentes da Guarda Civil Metropolitana realizaram a abordagem e o conduziram ao 27º Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada.
Segundo informações oficiais, José Hélio havia sido condenado a seis anos de prisão pelo crime de estupro e constava como foragido desde 30 de julho de 2025.
O dia também foi marcado por outras ocorrências durante a programação carnavalesca na capital paulista. No Parque do Ibirapuera, três homens foram presos por comercialização irregular de bebidas alcoólicas durante o desfile de um bloco. Policiais civis, que atuavam infiltrados entre os foliões, apreenderam bolsas com bebidas sem rótulo ou identificação.
Em outra ação, um folião foi detido com três celulares furtados. De acordo com o governo estadual, ele afirmou que guardava os aparelhos para outras pessoas. Duas vítimas foram localizadas e tiveram os celulares devolvidos.
A Prefeitura de São Paulo informou que o Carnaval deste ano conta com o maior efetivo de segurança já mobilizado, com reforço no policiamento e uso ampliado de sistemas de monitoramento em áreas de grande circulação.