continua após a publicidade

Vitória da Conquista passa a integrar colegiado nacional do novo imposto da Reforma Tributária

O município é o único do interior baiano a integrar o grupo nesta fase inicial de implantação do novo modelo tributário.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 26/01/2026 - às 17:40
Foto: PMVC.

Vitória da Conquista passou a integrar, pela primeira vez, o colegiado nacional responsável pela condução do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributo que será implantado com a Reforma Tributária. O município foi indicado para uma vaga de suplência no Conselho Superior Provisório do Comitê Gestor.

A definição ocorreu em reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), entidade que representa os maiores municípios do país e que ficou responsável por indicar os nomes que ocuparão os assentos destinados às cidades mais populosas. O conselho é composto por 39 representantes, entre titulares e suplentes.

Nesta etapa, as capitais brasileiras ficaram com as vagas titulares, enquanto cidades de grande porte, como Vitória da Conquista, passaram a ocupar as posições de suplência. O município é o único do interior baiano a integrar o grupo nesta fase inicial de implantação do novo modelo tributário.

A representação conquistense será exercida pelo secretário municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Rodrigo Bulhões, que acompanhará as discussões técnicas e administrativas do órgão. O comitê terá a função de estabelecer regras, supervisionar a arrecadação e garantir a distribuição automática das receitas do IBS entre estados e municípios.

Com a eleição concluída, a FNP encaminhará oficialmente as indicações para a formação do Conselho Superior, dando início aos trabalhos do órgão que será responsável pela operacionalização do novo imposto em âmbito nacional.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!