continua após a publicidade

Pontos fixos de atendimento da Zona Azul Digital estão em funcionamento em Vitória da Conquista

Postos foram instalados em áreas estratégicas do Centro para atender motoristas sem acesso à internet ou ao aplicativo.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 23/01/2026 - às 17:58
Foto: Reprodução.

Os quatro pontos fixos de atendimento da Zona Azul Digital em Vitória da Conquista já estão em funcionamento. A iniciativa, prevista no Decreto Municipal nº 24.021, busca garantir que o sistema seja acessível também a quem não utiliza celular ou aplicativo.

Os espaços estão localizados na Avenida Régis Pacheco (próximo aos chaveiros)CeasaPraça Nove de Novembro e na Praça Tancredo Neves. Nesses locais, monitores capacitados orientam os usuários sobre como utilizar o serviço, explicam as regras de cobrança e auxiliam no pagamento da tarifa regular ou da Tarifa de Pós-Utilização (TPU).

Além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do sistema, os atendentes também devem orientar os motoristas sobre procedimentos relacionados à Tarifa de Pós-Utilização (TPU) e ao Aviso de Cobrança de Tarifa (ACT), oferecendo também a opção de quitação desses valores de forma presencial, conforme a necessidade.

A gerente administrativa da empresa responsável pela operação da Zona Azul Digital, Verônica Gusmão, explica que a proposta é oferecer suporte imediato aos condutores. “De repente o usuário não quer baixar o aplicativo, não sabe ainda todas as informações, e tem um monitor ali, exatamente pra auxiliar nisso, passando as informações, explicando o uso do aplicativo”, afirmou.

Ela destaca ainda que, caso o motorista não tenha certeza do tempo de permanência, o recomendado é ativar duas horas de estacionamento. “Se você ativa uma hora e você passa o limite desse tempo, automaticamente o sistema entende que você não vai ter o crédito suficiente. Então vai gerar a TPU”, pontuou.

A aprovação dos usuários também já começa a aparecer. Raudenes Silva, professor de judô, que utilizou o ponto de atendimento da Ceasa, afirmou que a presença de monitores facilita o dia a dia, principalmente de quem não tem muita familiaridade com a tecnologia. “Agora mesmo eu parei ali e estava na dúvida do que fazer, mas vi o ponto aqui e já consegui a orientação com o fiscal”, comentou.

Como funciona a Zona Azul Digital?

O sistema permite diferentes formas de pagamento, incluindo o aplicativo oficial, atendimento por WhatsApp (11) 4040-2050, monitores nas ruas e tags com QR Code disponíveis no Centro. O aplicativo, inclusive, possibilita ativação imediata da vaga.

Caso o pagamento não seja realizado em até 20 minutos, o usuário tem até dois dias úteis para quitar a TPU, cujo valor corresponde a dez vezes o custo de duas horas de estacionamento, conforme o tipo de veículo. O não pagamento dentro do prazo é considerado infração de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com início às 6h nas áreas de feiras livres. Aos sábados, o horário é das 8h às 13h, também a partir das 6h nas áreas destinadas às feiras.

O modelo atual da Zona Azul entrou em vigor em 19 de novembro de 2025, por meio do Decreto nº 23.999/2025. Segundo a Prefeitura, a iniciativa tem o objetivo de organizar o uso das vagas públicas e estimular a rotatividade de vagas em áreas de grande circulação.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!