Chuvas recentes amenizam estiagem, mas não garantem recuperação dos reservatórios em Vitória da Conquista
Levantamento da Defesa Civil e da SMDR indica registros de chuva em diferentes pontos da zona rural nas últimas 70 horas.
O monitoramento climático realizado pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) aponta que, nas últimas 70 horas, diferentes localidades da Zona Rural de Vitória da Conquista registraram volumes variados de chuva.
As precipitações reacendem a expectativa de melhora nas condições hídricas do município, embora os acumulados ainda sejam considerados baixos e insuficientes. O monitoramento aponta que novas chuvas podem voltar a atingir o município nos próximos dias.
De acordo com os dados disponibilizados pela Prefeitura, Inhobim e a região da Cabeceira do Jiboia receberam cerca de 40 mm de chuva. Já em José Gonçalves, foram registrados 15 mm na sede e 56 mm na região do Ribeirão, enquanto Bate-Pé contabilizou 20 mm, com 30 mm em Cachoeira das Araras.
Mesmo com o retorno das chuvas, técnicos alertam que os volumes não são suficientes para a recomposição das barragens, açudes e reservatórios, fundamentais para o consumo humano, dessedentação animal e atividades produtivas. Para uma recuperação mais consistente, será necessário um período prolongado de precipitações regulares.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, as chuvas recentes contribuem para melhorar a umidade do solo, fortalecem as lavouras e as pastagens e aliviam momentaneamente a situação dos agricultores.
Apesar disso, o volume ainda é insuficiente para recompor barragens e reservatórios, o que mantém o cenário de atenção no campo. “Esperamos que essas chuvas mais volumosas ocorram até março para que possam completar estes açudes. Enquanto isso, seguimos acompanhando a situação e orientando as comunidades rurais para o uso consciente da água”, afirmou.
A SMDR vem reforçando ações de conservação hídrica desde setembro de 2025. No último ano, o Governo Municipal realizou intervenções em mais de 400 barragens e aguadas, utilizando uma frota de 55 máquinas, entre patrols e retroescavadeiras, para limpeza e abertura de reservatórios.
Atualmente, a Zona Rural de Vitória da Conquista conta com cerca de 40 barragens de grande porte e aproximadamente 2 mil minibarragens, muitas de uso coletivo.