Zona Azul instala pontos fixos de atendimento no Centro de Vitória da Conquista
Atendimento presencial começa em quatro locais estratégicos para orientar usuários e facilitar o pagamento do estacionamento rotativo.
Vitória da Conquista passou a contar com novos pontos fixos de atendimento da Zona Azul Digital, com o objetivo de ampliar as formas de acesso ao Estacionamento Rotativo Pago e permitir que usuários recebam orientação direta de funcionários e realizem pagamentos mesmo sem o uso do celular.
O atendimento é direcionado, sobretudo, a pessoas que não dominam ferramentas digitais, visitantes de outros municípios ou motoristas que, por situações pontuais, não conseguem utilizar o aplicativo. Os espaços estão localizados na Avenida Régis Pacheco (próximo aos chaveiros), Ceasa, Praça Nove de Novembro e Praça Tancredo Neves.
Além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do sistema, os atendentes também devem orientar os motoristas sobre procedimentos relacionados à Tarifa de Pós-Utilização (TPU) e ao Aviso de Cobrança de Tarifa (ACT), oferecendo também a opção de quitação desses valores de forma presencial, conforme a necessidade.
A instalação dos pontos fixos foi estabelecido no Decreto Municipal nº 24.021, que determina a oferta de atendimento físico em locais de fácil acesso à população. Mesmo com essa alternativa, a Zona Azul Digital segue funcionando por outros canais, como o aplicativo oficial, via WhatsApp pelo número (11) 4040-2050, por meio de monitores do sistema e por tags com QR Code que estão distribuídas pelo Centro.
O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com início às 6h nas áreas de feiras livres. Aos sábados, o horário é das 8h às 13h, também a partir das 6h nas áreas destinadas às feiras.
O modelo atual da Zona Azul entrou em vigor em 19 de novembro de 2025, por meio do Decreto nº 23.999/2025. Segundo a Prefeitura, a iniciativa tem o objetivo de organizar o uso das vagas públicas e estimular a rotatividade de vagas em áreas de grande circulação.
Durante o mês de dezembro, o sistema passou por um período de adaptação para os usuários, adotado após reclamações da população sobre o funcionamento e as regras da Zona Azul. As principais críticas foram relacionadas a falta de divulgação prévia por parte da Prefeitura, o que fez com que muitos motoristas fossem pegos de surpresa pelas novas cobranças e penalidades.