Prefeitura de Vitória da Conquista recebe cônsul-geral de Portugal para discutir parcerias econômicas e institucionais
Visita inédita do diplomata português ao município segue até a próxima quarta-feira (21).
Na última segunda-feira (19), a Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu o cônsul-geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes, que cumpre visita oficial ao município até a próxima quarta-feira (21).
O encontro marca a primeira visita institucional de um cônsul-geral português à cidade, com foco no fortalecimento das relações diplomáticas e na construção de futuras parcerias econômicas e culturais.
Durante a reunião, Ricardo Cortes comentou sobre o vídeo institucional apresentado pela gestão municipal e ressaltou o potencial produtivo de Vitória da Conquista. “Algumas coisas que eu já sabia, como a produção de cogumelos, e outras não. Coloco a minha total disponibilidade para identificar pontos de convergência e áreas de colaboração. O objetivo é trabalharmos juntos e atrair novos investimentos para Portugal”, disse.
Ele também ressaltou que a atuação da diplomacia moderna deve atuar como um elo entre regiões. Nesse contexto, afirmou que a visita tem justamente o propósito de aproximar pessoas e instituições, elogiando o acolhimento recebido no município e suas primeiras impressões.
Responsável por intermediar a visita, o vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Bruno Pena, que é conquistense, explicou que a função central de uma câmara de comércio é atuar como ponte entre instituições e territórios.
Segundo ele, dentro do contexto de interiorização das relações institucionais, a comitiva acompanhou o cônsul-geral para compreender de que forma Portugal pode ampliar sua presença e atuação em Vitória da Conquista.
Ao tratar sobre as possibilidades concretas de cooperação, Bruno Pena destacou o setor de tecnologia, afirmando que foram discutidos temas ligados a parques tecnológicos. Ele também ressaltou que Portugal possui forte atuação na área de inovação, o que pode servir como ponto de partida para conectar estruturas portuguesas ao ecossistema de empreendedorismo e tecnologia do município.
A programação da visita ao município inclui passagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), pela Câmara de Vereadores, por duas indústrias do setor alimentício, além de reuniões com representantes do comércio, dos serviços e da indústria. O encerramento da agenda acontece com um café da manhã com a Comunidade Portuguesa em Vitória da Conquista.