Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista fiscaliza comércio após proibição de lotes de fórmulas infantis
Ação atende determinação da Anvisa e tem caráter preventivo em Vitória da Conquista.
A Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) de Vitória da Conquista iniciou a fiscalização de estabelecimentos comerciais após a publicação da Resolução nº 32/2026 da Anvisa, que proíbe a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de fórmulas infantis da empresa Nestlé. A medida passou a valer após o ato publicado no último dia 7 de janeiro.
Estão incluídos na determinação lotes das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Desde a manhã desta sexta-feira (16), equipes da Visa percorrem diferentes bairros da cidade para verificar a presença dos produtos citados na resolução.
De acordo com a coordenação do órgão, a fiscalização é feita por uma equipe multidisciplinar, formada por farmacêuticos, enfermeiros e odontólogos. Caso algum produto seja identificado como pertencente aos lotes proibidos, será aplicada interdição cautelar, conforme previsto na norma.
A restrição tem caráter preventivo e ocorre após a detecção da toxina cereulide em produtos fabricados em uma unidade localizada na Holanda, o que levou a empresa a iniciar um recolhimento voluntário em escala global, incluindo o Brasil.
A cereulide é uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O consumo de alimentos contaminados pode provocar vômitos persistentes, diarreia e letargia, condição caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e dificuldade de reação.