continua após a publicidade

Justiça derruba mandado da oposição e autoriza Prefeitura de Vitória da Conquista a contratar empréstimo

Mandado de segurança apresentado por vereadores da oposição foi considerado sem efeito após a aprovação e sanção da lei.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 14/01/2026 - às 17:13
Foto: Secom PMVC

Na última terça-feira (13), a Justiça extinguiu o mandado de segurança apresentado por dois vereadores da oposição que buscavam impedir a Prefeitura de Vitória da Conquista de seguir com a contratação de operações de crédito de até R$ 400 milhões, autorizadas pela Câmara Municipal por meio da Lei nº 3.088/2025.

A decisão foi comunicada pelo juiz Reno Viana Soares, que entendeu haver perda superveniente do objeto da ação, uma vez que o pedido pedia a suspensão do Projeto de Lei nº 36/2025. Conforme destacou o magistrado, o projeto já havia sido aprovado pelo Legislativo e sancionado pela prefeita Sheila Lemos, tornando-se lei, o que inviabiliza qualquer pedido de suspensão da tramitação.

Na sentença, o juiz ressaltou que, com a conversão do projeto em lei, o provimento judicial solicitado tornou-se “inútil ou desnecessário para a solução do conflito”, motivo pelo qual o processo foi extinto sem análise do mérito. Com a decisão, o Governo Municipal segue autorizado a dar continuidade aos trâmites para a contratação do financiamento.

Segundo a Prefeitura, os recursos têm como objetivo viabilizar projetos de grande impacto coletivo, como expansão da mobilidade urbana, obras de drenagem, infraestrutura hídrica, abastecimento e tratamento de água, saneamento, além de investimentos em creches, escolas, bibliotecas, unidades de saúde, hospitais, equipamentos esportivos, culturais e de lazer, bem como pavimentação e requalificação de vias públicas.

A prefeita Sheila Lemos destacou queo município está apto a contratar operações de crédito junto a instituições financeiras. Segundo ela, Vitória da Conquista concluiu, no final de 2025, o pagamento do parcelamento de débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), compromisso firmado desde 2013 para quitar passivos previdenciários acumulados por gestões anteriores.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!