continua após a publicidade

Vitória da Conquista recebe programa estadual de rastreamento do câncer de mama em 2026

O programa contempla mulheres com idade entre 50 e 74 anos, e é voltado à prevenção, detecção precoce e tratamento da doença em todo o estado.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 12/01/2026 - às 15:05
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA.

Neste ano, Vitória da Conquista passa a integrar o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) voltada à prevenção, detecção precoce e tratamento da doença em todo o estado.

O programa contempla mulheres com idade entre 50 e 74 anos. Nos casos em que a mamografia apresentar imagens inconclusivas, são realizados exames diagnósticos complementares. As pacientes com diagnóstico positivo serão encaminhadas, por meio da própria iniciativa, para unidades de Alta Complexidade em Oncologia.

Para participar do programa, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Segundo a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, o diagnóstico precoce é decisivo para reduzir a mortalidade pela doença.

“Quando conseguimos fazer um diagnóstico precoce do câncer de mama, a gente chega a uma possibilidade de cura de até 95%, refletindo diretamente na taxa de sobrevivência. O crescimento da rede de assistência oncológica alinhada a uma boa cobertura da mamografia de rastreio de câncer de mama é muito importante para aumentar o sucesso no tratamento e reduzir a mortalidade pela doença”, disse.

A estratégia itinerante teve início na última segunda-feira (12), no município de Cândido Sales, e segue até o mês de maio, atendendo mulheres de diversas cidades. Além de Vitória da Conquista, o cronograma inclui municípios como Maetinga, Anagé, Caraíbas, Planalto, Belo Campo, Barra do Choça, Poções, Encruzilhada, Condeúba, Tremedal, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas e Paramirim, entre outros.

Referência nacional, o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama já alcançou os 417 municípios da Bahia nos últimos dez anos, com mais de 3,3 milhões de mamografias realizadas. Apenas nos últimos três anos, foram contabilizados 459.185 atendimentos, reforçando a importância da iniciativa para a saúde pública.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil e se caracteriza pela multiplicação desordenada de células na mama, formando tumores que podem apresentar comportamentos distintos. Alguns tipos podem evoluir de forma mais lenta, enquanto outros têm crescimento acelerado.

Atualmente, os especialistas recomendam o rastreamento regular por meio da mamografia, aliado ao diagnóstico precoce, que envolve atenção aos sinais e sintomas, profissionais capacitados e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica e o início rápido do tratamento.

O tratamento depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor, podendo incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).


Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!