Prefeitura de Vitória da Conquista decreta luto oficial de três dias pela morte de coronel da reserva da PM
O coronel Inácio Paes de Lira Júnior, de 64 anos, morreu após acidente na BA-263.
Na última quinta-feira (8), um grave acidente na BA-263, em um trecho entre os municípios de Itapetinga e Itambé, resultou na morte do coronel da reserva da Polícia Militar Inácio Paes de Lira Júnior, de 64 anos. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.
A colisão envolveu o carro em que ele estava e um caminhão boiadeiro. O oficial chegou a ser socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Municipal de Itambé, mas não resistiu aos ferimentos.
Diante do ocorrido, a Prefeitura de Vitória da Conquista decretou luto oficial de três dias, por meio do Decreto nº 24.071, assinado pela prefeita Sheila Lemos. Como forma de homenagem, a bandeira do município foi hasteada a meio-mastro no Palácio da Joia do Sertão Baiano.
Com 38 anos de serviços prestados à segurança pública, Inácio Paes de Lira Júnior foi o primeiro comandante do Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO), entre 2015 e 2018, além de ter comandado o 9º Batalhão da Polícia Militar e dirigido o Colégio da Polícia Militar no município.
O coronel também teve trajetória relevante na gestão pública e na política. Atuou como ajudante de ordens do ex-governador Nilo Coelho e foi secretário de Planejamento do município de Guanambi, entre 2021 e 2023, período em que também esteve à frente da Secretaria de Saúde. Formado em Direito, Administração e Educação Física, trabalhou ainda como consultor de prefeituras do interior e do sul da Bahia.
O sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério Memorial Jardim Juliana, em Guanambi. O coronel deixa esposa, dois filhos e um legado reconhecido por colegas e pela população da região.