Aeroporto de Vitória da Conquista registra alta de 89% no fluxo de passageiros na alta temporada
Entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, cerca de 25 mil passageiros passaram pelo terminal conquistense.
O Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, registrou um dos maiores crescimentos de movimentação aérea da Bahia nesta alta temporada de verão. Entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, cerca de 25 mil passageiros passaram pelo terminal conquistense, o que representa um aumento expressivo de 89% em comparação com o mesmo período da temporada anterior.
No interior do estado, outros aeroportos também registraram aumento expressivo no fluxo de passageiros durante o período:
- Porto Seguro: 112,5 mil passageiros entre 20 e 31 de dezembro, com crescimento de 6,16%;
- Ilhéus: 40.197 passageiros entre 20 de dezembro e 4 de janeiro.
Na capital, o Salvador Bahia Airport liderou a movimentação no estado. No mesmo intervalo, cerca de 439 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, circularam pelo terminal. Esse número representa um crescimento de 18,5% em comparação com o mesmo período da temporada passada.
Foram registrados quase 3 mil pousos e decolagens, número 19% maior que o do último verão. O pico ocorreu no dia 2 de janeiro, quando 37.436 passageiros passaram pelo aeroporto, considerada a maior movimentação diária desde 2018.
Ampliação da malha aérea para o verão 2025/2026
Para a temporada de verão 2025/2026, a malha aérea da Bahia disponibilizará 1,6 milhão de assentos, 220 mil a mais que na alta temporada anterior. Ao todo, as companhias aéreas ofertaram mais de 3,7 mil voos extras, reforçando a conectividade do estado.
O reforço também beneficia diretamente aeroportos regionais, como o de Vitória da Conquista, ampliando as opções de deslocamento e fortalecendo a integração com a capital e outros destinos.
Segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), os números refletem investimentos realizados pelo Governo do Estado em parceria com as empresas de aviação e os aeroportos, com foco na ampliação de rotas e frequências.
Conexões nacionais e internacionais
Além de ligações aéreas com todas as regiões do Brasil, a Bahia mantém voos internacionais para Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França). A malha foi ampliada recentemente com a rota Salvador–Cidade do Panamá–Salvador, operada pela Copa Airlines, que permite conexões com 80 destinos nas Américas.