continua após a publicidade

Bahia: contribuintes que quitarem o IPVA 2026 com antecedência terão desconto de 15%

Benefício é válido para proprietários de veículos que quitarem o imposto em cota única até 10 de fevereiro.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 07/01/2026 - às 16:25
Foto: Freepik.

Quem optar por antecipar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia em 2026 poderá garantir um desconto de 15%, um dos maiores oferecidos no país.

O benefício vale para os proprietários que quitarem o imposto em cota única até o dia 10 de fevereiro. A tabela de valores e as condições de pagamento já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

O Estado também ampliou as facilidades de pagamento. O IPVA pode ser quitado à vista, via pix, em qualquer instituição bancária. Já o licenciamento integrado, que reúne IPVA, taxa de licenciamento e multas, pode ser feito de forma 100% digital pela plataforma ba.gov.br.

Além da quitação integral com desconto máximo, o governo estadual mantém outras alternativas. Quem escolher pagar o IPVA na primeira cota do parcelamento terá um desconto de 8%, com datas de vencimento que variam conforme o final da placa do veículo. Já o parcelamento tradicional poderá ser feito em até cinco vezes, a partir de março, quando vence a primeira cota para veículos com placas de finais 1 e 2.

Para aderir ao parcelamento, o valor do imposto deve ser de, no mínimo, R$ 120,00. Nesse caso, o contribuinte também precisa quitar, até o vencimento da quinta parcela, a taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito. O não pagamento da primeira parcela implica a perda automática do direito ao parcelamento.

Segundo a Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), o cálculo do IPVA considera valores de mercado que, em média, ficarão abaixo da inflação em 2026. A tabela venal leva em conta os preços praticados em outubro de 2025.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda da Bahia, a frota tributável do estado é de cerca de 2,4 milhões de veículos, e o IPVA representa a segunda maior fonte de arrecadação tributária da Bahia. Metade do valor arrecadado é repassada ao município onde o veículo está emplacado.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia reforça que o licenciamento só é concluído após a quitação de todos os débitos, incluindo IPVA, taxa anual e multas, se houver. O prazo final para regularização coincide com o vencimento da quinta parcela do imposto.

Outro alerta é sobre o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e), que não é mais enviado para o endereço do contribuinte em versão física. Após a quitação total do licenciamento, o documento deve ser impresso ou salvo em formato digital, podendo ser impresso ou apresentado diretamente pelo celular em fiscalizações.




Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!