Presidente do PL convida marido da prefeita de Vitória da Conquista para disputar vaga na ALBA
Apesar de já ter sido lançado como pré-candidato em agosto, o advogado ainda não possui filiação partidária.
O presidente do PL na Bahia, João Roma, convidou Wagner Lemos, advogado e marido da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), para se filiar ao partido e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nas eleições de 2026. Apesar de já ter sido lançado como pré-candidato em agosto, o advogado ainda não possui filiação partidária.
De acordo com o Bahia Notícias, João Roma afirmou que aguarda uma resposta do advogado. “Convidamos o Wagner Lemos para o partido, ele ficou de avaliar”, disse o presidente do PL.
A pré-candidatura do advogado movimentou os bastidores políticos e foi entendida por muitos como uma possível tensão entre os partidos União Brasil e PSDB. Isso porque o deputado estadual e líder da oposição na ALBA, Tiago Correia (PSDB), considera Vitória da Conquista como um de seus principais redutos eleitorais.
Em entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da Band, Tiago Correia disse que a notícia foi recebida com surpresa, não só no meio político, mas também pela imprensa.
“É totalmente legítimo o desejo de Wagner ser candidato a deputado, ninguém pode tirar isso dele. É legítimo também a prefeita querer lançar o marido dela candidato a deputado estadual. Mas é claro que a gente foi pego de surpresa, dado todo o esforço e trabalho que a gente tem na cidade, buscando a expectativa nas próximas eleições“, disse.
De acordo com a reportagem, o gesto é interpretado como uma movimentação estratégica do partido para ampliar sua presença no sudoeste da Bahia, fortalecendo alianças com lideranças regionais.