continua após a publicidade

Vitória da Conquista é contemplada com modernização da Hemoba em projeto nacional de produção de hemoderivados

Equipamentos também serão destinados às unidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Eunápolis.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 01/12/2025 - às 15:36
Foto: Ascom Hemoba.

Na última sexta-feira (28), a Fundação Hemoba recebeu onze novos equipamentos de congelamento e armazenagem de plasma, adquiridos pelo Governo Federal em parceria com a Hemobrás, empresa responsável pela produção de medicamentos derivados do plasma sanguíneo e outros produtos biotecnológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O hemocentro de Vitória da Conquista está entre as unidades contempladas e passa a ampliar a capacidade de processamento e preservação do plasma encaminhado para uso industrial e transfusional. O investimento total supera R$ 2,2 milhões e integra a estratégia nacional de modernização da infraestrutura para produção de hemoderivados.

Os aparelhos também serão destinados ao Hemocentro Coordenador, em Salvador, e às unidades de Barreiras, Feira de Santana e Eunápolis. Duas máquinas já estão em funcionamento na capital baiana. Em 2024, foram 8.064 bolsas encaminhadas à Hemobrás. Em 2025, esse número já chegou a aproximadamente 12 mil bolsas, com expectativa de crescimento graças à nova infraestrutura.

“Com essa modernização, ampliamos a capacidade de processamento e preservação do plasma, fortalecendo os serviços na capital e no interior do estado. Esse investimento do Ministério da Saúde reforça nosso compromisso com a excelência na assistência hemoterápica”, destacou o diretor-geral da Hemoba, Luiz Catto.

O Ministério da Saúde projeta um aumento de mais de 27% no volume de plasma coletado em 2025, podendo ultrapassar 300 mil litros em todo o país. A empresa ficará responsável pela instalação e pela qualificação técnica dos equipamentos, enquanto as equipes da Hemoba participarão de treinamentos para garantir o uso seguro da nova tecnologia.

As unidades contempladas passarão ainda por auditoria e validação da empresa Octapharma, etapa essencial para garantir o padrão de qualidade exigido na produção.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!