Vitória da Conquista planeja novo modelo de produção alimentar com foco sustentável
Proposta deve alcançar hortas comunitárias e terreiros da cidade com estrutura de criação e cultivo em pequeno espaço
Vitória da Conquista pode receber um novo formato de produção de alimentos voltado para pequenas áreas e de baixo investimento. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social iniciou, nesta semana, encontros para organizar a implantação do Sisteminha, tecnologia social criada pela Embrapa e já utilizada em outras regiões do país.
A iniciativa faz parte das ações relacionadas à segurança alimentar e agricultura urbana, com apoio do Governo Federal. A coordenação local ficará a cargo da área municipal responsável pelo tema, que busca alternativas acessíveis e sustentáveis para ampliar o acesso a alimentos saudáveis.
O planejamento prevê que o projeto seja aplicado em terreiros urbanos e nas hortas comunitárias dos bairros Jardim Valéria, Kadija, Recanto das Águas e Vila América, todas em Vitória da Conquista. A proposta integra criação de animais, cultivo de vegetais e reaproveitamento de resíduos, formando um pequeno sistema produtivo completo.
Além da estrutura física como tanque de peixes, galinheiro, área de plantio e espaço para compostagem, o programa inclui orientações técnicas para que as famílias envolvidas consigam manter a própria produção e utilizá-la como alimento ou fonte complementar de renda.
A primeira etapa de mobilização já começou com o cadastramento de representantes interessados. O município também articula acompanhamento permanente para que as atividades possam evoluir de acordo com as demandas de cada local.