Raul Ferraz, ex-prefeito de Vitória da Conquista, morre aos 90 anos em Brasília
Ex-prefeito foi um dos nomes mais importantes da história conquistense, responsável por obras e projetos que moldaram a identidade da cidade.
O ex-prefeito de Vitória da Conquista, Raul Carlos Andrade Ferraz, faleceu na última quarta-feira (29), aos 90 anos, em Brasília. Arquiteto, político e ex-deputado federal constituinte, Raul Ferraz foi um dos nomes mais importantes da história conquistense, responsável por transformar a paisagem urbana da cidade e contribuir para a redemocratização do Brasil.
Ele iniciou sua trajetória pública como vereador pelo PSD em 1963. Anos depois, assumiu a Prefeitura Municipal, exercendo o cargo de prefeito entre 1977 e 1983. À frente do Executivo, foi responsável por obras e projetos que moldaram a identidade da cidade, como a criação da Empresa Municipal de Urbanização (EMURC), o Ginásio de Esportes Raul Ferraz, o Viaduto da rua Paulino Santos e o Cristo de Mário Cravo, monumento que se tornou um dos principais símbolos do município.
Após o mandato como prefeito, Raul Ferraz foi eleito deputado federal e deputado federal constituinte, tendo participação ativa na elaboração da Constituição Federal de 1988. Sua atuação parlamentar foi marcada por uma visão reformadora e pela defesa de pautas urbanísticas e sociais, que mais tarde inspiraram a criação do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), um dos marcos do urbanismo democrático no Brasil.
Em edição extra do Diário Oficial, a prefeita Sheila Lemos decretou luto oficial de três dias, em reconhecimento à imensa contribuição de Raul Ferraz ao desenvolvimento do município. O velório e o sepultamento do ex-prefeito será realizado em Brasília, onde residia com a família.
Em nota, a Câmara Municipal lamentou profundamente a perda de um líder visionário e educador político, e manifestou solidariedade à família, amigos e à população conquistense. Sheila Lemos, em nome da Prefeitura, também expressou seus sentimentos de solidariedade e respeito à família e amigos de Raul Ferraz.