Governo da Bahia anuncia obras do PAC em Vitória da Conquista
Investimento de R$ 910 milhões inclui intervenções estruturantes na cidade

Na última terça-feira (8), o Governo da Bahia apresentou novos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados para Salvador e municípios do interior, incluindo Vitória da Conquista.
A iniciativa é conduzida pela Coordenação de Articulação Social (COAS) da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).
Entre as intervenções previstas estão obras de macrodrenagem, contenções de encostas, urbanizações integradas, hospitais, maternidades, CEUs da Cultura e outras obras. Em Vitória da Conquista, o destaque fica para obras de macrodrenagem, que visam melhorar a infraestrutura urbana e aumentar a segurança de áreas vulneráveis.
As obras estruturantes também incluem as Bacias da Cidade Baixa, do Rio Jaguaribe e do Camarajipe, além de intervenções nas cidades de Juazeiro, Ilhéus, Itapetinga, Porto Seguro, Candeias, entre outros municípios. Só em Salvador, mais de 750 mil pessoas serão beneficiadas pelas ações de macrodrenagem.
Segundo José Trindade, presidente da Conder, a iniciativa é um resultado da parceria entre os governos Lula e Jerônimo Rodrigues, reforçada pela atuação do ministro Rui Costa. Com as atualizações do Governo Federal, o total de obras sob responsabilidade da Conder chegou a 171 intervenções, somando as seleções do Novo PAC de 2023 e 2025, com investimentos de R$ 2,8 bilhões.
“Como diria o presidente Lula, nunca antes na história da Bahia tivemos uma parceria tão forte com o Governo Federal. Esse alinhamento Bahia-Brasil é garantido pelo trio formado por Jerônimo, Lula e Rui, que criou as condições para um volume recorde de investimentos no nosso estado”, disse.