continua após a publicidade

Vitória da Conquista será sede das Centrais das Águas da Bahia para garantir segurança hídrica e desenvolvimento rural

Além de Vitória da Conquista, Ribeira do Pombal e Feira de Santana também serão sedes dessas novas Centrais.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 09/10/2025 - às 17:51
Foto: Embasa.

Vitória da Conquista foi escolhida como uma das sedes do Projeto Centrais das Águas da Bahia, iniciativa realizada pelo Governo do Estado, visando o fortalecimento da segurança hídrica e a promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Segundo Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a iniciativa é o resultado de esforços dos governos federal, estadual e municipais, que trabalham para levar água potável e de qualidade para o ambiente rural. Além de Vitória da Conquista, Ribeira do Pombal e Feira de Santana também serão sedes dessas novas Centrais.

Talita Câmara, diretora de saneamento da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), destacou que o projeto contribui para a universalização do saneamento e a garantia de água de qualidade para a população rural. “Essa iniciativa busca a universalização do saneamento, alinhada ao marco legal que regula o setor no Brasil. Acreditamos que esse modelo tem total capacidade de se expandir por toda a Bahia”, disse.

O projeto integra o Programa Bahia que Produz e Alimenta (BPA), na área de Abastecimento de Água nas Comunidades Rurais, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa é realizada em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) e conta com cofinanciamento do Banco Mundial.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!