Ivan Cordeiro propõe gratuidade no transporte público para idosos a partir dos 60 anos em Vitória da Conquista
Presidente da Câmara defende realocação de parte do subsídio pago às empresas de ônibus para ampliar o direito à mobilidade.

Na última quarta-feira (8), o vereador Ivan Cordeiro, presidente da Câmara de Vitória da Conquista, colocou em pauta a ampliação da gratuidade no transporte público coletivo para pessoas a partir dos 60 anos de idade.
O vereador questionou o alto valor do subsídio repassado às empresas de ônibus e sugeriu que parte desse recurso seja realocada para garantir o direito à mobilidade da população entre 60 e 64 anos, faixa etária que ainda não é contemplada pela gratuidade.
Atualmente, o benefício é assegurado apenas a partir dos 65 anos, conforme o Estatuto do Idoso. Para o vereador, essa limitação precisa ser revista diante do elevado investimento público no sistema de transporte. “Já que pagamos esse alto valor de subsídio de R$ 9 milhões, não é possível também a gente incluir a gratuidade dos idosos a partir de 60 anos?”, questionou.
Ivan Cordeiro também defendeu a realização de uma audiência pública para debater amplamente a situação do transporte coletivo no município, com a participação da comunidade e do atual coordenador de transporte, Sérgio Hubner.
Além disso, também foi discutida a necessidade de expandir linhas de ônibus para novos bairros e distritos, como Bate-Pé, o Parque Logístico (PLS) e o Condomínio Europa Unida.