Campanha de Multivacinação começa em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (6)
A ação segue até o dia 31 de outubro, com salas de vacina abertas em horários estendidos; Dia D acontece no dia 25 de outubro.

A partir desta segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação segue as diretrizes do Ministério da Saúde e tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis, aquelas que podem ser evitadas por meio da vacinação.
A campanha segue até o dia 31 de outubro, com todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), tanto da zona urbana quanto da zona rural, disponíveis para atualização da caderneta. Nesse período, também será aplicada a vacina contra o sarampo em pessoas de 12 meses a 59 anos.
Em Vitória da Conquista, o Dia D de Multivacinação será realizado no dia 25 de outubro, uma semana após a mobilização nacional, que acontece no dia 18 de outubro. Nesse dia, todas as unidades de saúde do município estarão mobilizadas para atualizar a situação vacinal da população-alvo.
Como parte da etapa inicial da campanha, as UBS Régis Pacheco e Dr. Admário Silva Santos terão o horário de atendimento estendido, das 17h às 22h, para facilitar o acesso de quem não pode se vacinar em horário comercial.
Além disso, será realizado um treinamento online com profissionais das UBS, abordando estratégias de mobilização, logística da campanha e o tema “Conceito da imunização materna e a importância de nos preocuparmos com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)”. A capacitação antecede o recebimento da vacina contra o VSR, voltada para gestantes, previsto para o final de novembro.
Confira o horário especial das salas de vacina:
- 6 a 10 de outubro: UBS Régis Pacheco e Dr. Admário Silva Santos — das 17h às 22h.
- 20 a 24 de outubro: UBS Régis Pacheco, Dr. Admário Silva Santos, Nelson Barros e Nova Cidade — das 17h às 22h.
- 25 de outubro (sábado – Dia D): Todas as unidades básicas de saúde — 8h às 14h