continua após a publicidade

Vitória da Conquista recebe ações da SEC para prevenção da violência escolar

Novo sistema digital permitirá registro e monitoramento de ocorrências escolares em tempo real.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 01/10/2025 - às 10:45
Foto: Douglas Amaral.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) adotou uma série de medidas para aumentar a prevenção da violência em escolas, as ações ocorrem através do Programa Bahia pela Paz. 

Entre as intervenções estão a contratação de 52 psicólogos e 52 assistentes sociais, que devem ser inseridos nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Além disso, também está inclusa a integração do Protocolo de Apoio e Proteção Escolar (PAPE) ao Sistema de Gestão Educacional da Bahia (SIGEDUC) e, ainda, a abertura de escolas aos finais de semana através do programa Educa Mais Bahia.

“Nosso trabalho é preventivo e acolhedor, para que a escola seja um espaço seguro e de paz”, declarou a professora Margareth Passos, representante da SEC no comitê do Bahia pela Paz. 

Após a conclusão e entrega do Protocolo de Apoio e Proteção Escolar (PAPE), foram realizados  treinamentos nas 27 unidades de Núcleos Territoriais de Educação. 

A partir da próxima semana, o SIGEDUC, sistema digital que concentra dados da rede estadual, passará a permitir o registro e o monitoramento de ocorrências em tempo real. A ferramenta irá permitir análises mais detalhadas e retorno rápido, contribuindo para prevenir o agravamento das situações de violências.

O Educa Mais Bahia, em parceria com os Coletivos do Bahia pela Paz, oferecerá atividades e oficinas culturais para as escolas que ficarão abertas nos finais de semana, aumentando possibilidades de aprendizagem em regiões vulneráveis.

O Programa Bahia pela Paz,  projeto do Governo do Estado, atua na prevenção da violência letal entre jovens de 12 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. Seus coletivos oferecem serviços como o de educação, cultura, mercado de trabalho, atendimento psicossocial e cidadania. 

As ações da SEC contam com 16 cidades prioritárias que foram selecionadas de acordo com os índices de violência. Além de Vitória da Conquista e Salvador, os municípios de Feira de Santana, Camaçari, Simões Filho, Santo Antônio de Jesus, Dias D’Ávila, Valença, Juazeiro, Porto Seguro, Ilhéus, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Lauro de Freitas e Barreiras também foram contemplados.

O apoio da secretaria abrange visitas, reuniões e formações para equipes técnicas. Já receberam essas atividades os municípios de Dias D’Ávila e Camaçari. As próximas reuniões devem ocorrer em Vitória da Conquista e Jequié.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!