Hospital universitário em Vitória da Conquista volta a ser pauta na Câmara Municipal
Proposta foi apresentada pelo vice-reitor da UFBA e busca fortalecer o acesso à saúde no sudoeste baiano.

A instalação de um hospital universitário em Vitória da Conquista voltou a ser discutida durante audiência pública na Câmara Municipal. A proposta foi defendida pelo vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Silva Filho, que destacou a necessidade de ampliar a estrutura hospitalar para atender a demanda crescente da região.
Segundo dados apresentados na audiência, a macrorregião sudoeste conta com apenas 1,82 leitos por mil habitantes, número abaixo do mínimo recomendado, que é de 2,5. Hoje, mais de um quarto das internações de alta complexidade precisam ser realizadas em Salvador, o que, para Penildon, reforça a urgência de um novo equipamento de saúde em Conquista.
O hospital universitário seria totalmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atenderia de forma gratuita, além de fortalecer o tripé ensino, pesquisa e assistência.
A proposta também é vista como um passo essencial para a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, aprovada desde 2014 pelo Conselho Universitário da UFBA.