Câmara Municipal debate destino da área do antigo aeroporto em Vitória da Conquista
Audiência pública reuniu vereadores, comunidade e representantes da União
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na última quinta-feira (18), uma audiência pública para discutir sobre o Programa Imóvel da Gente, iniciativa do Governo Federal que trata da redistribuição de imóveis e áreas pertencentes à União, com foco na destinação da área do antigo aeroporto, no bairro Patagônia.
O encontro reuniu vereadores, moradores e representantes da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O debate foi proposto pelo vereador Alexandre Xandó (PT) que destacou que o local tem grande potencial de desenvolvimento social e urbano.
“É uma área estratégica, encravada em regiões densamente povoadas, com grande potencial de transformação. A inclusão desse território no Programa Imóvel da Gente pode trazer recursos federais, do Governo do Estado e também da iniciativa privada para Vitória da Conquista”, ressaltou o vereador.
O superintendente da SPU, Otávio Freire, confirmou que a área está prevista no Decreto nº 12.601/2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também destacou que o projeto prevê a construção de um Centro de Convenções e um novo teatro, além da elaboração de um masterplan que incluirá habitação social, parque público e espaços de convivência, além de áreas para empreendimentos privados.
A vereadora Márcia Viviane (PT) destacou a prioridade de garantir habitação social e que a população participe ativamente do planejamento urbano. “Temos a chance de transformar o espaço do antigo aeroporto em um equipamento que pode servir de exemplo para outros lugares do país”, disse.
O evento contou ainda com a presença dos vereadores Nelson de Vivi (PSDB) e Márcio de Vivi (PSD), de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, estudantes e moradores de diferentes bairros da cidade.