continua após a publicidade

Segunda audiência da LDO 2026 debate prioridades do orçamento em Vitória da Conquista

Debate reúne vereadores, sindicatos, secretarias e representantes da população para definir investimentos e metas.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 10/09/2025 - às 17:32
Foto: Ascom | CMVC.

Na última terça-feira (9), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista promoveu a segunda audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A iniciativa, proposta pelo vereador Diogo Azevedo (União Brasil), teve como objetivo definir metas e prioridades que irão orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.

Segundo Diogo Azevedo, a LDO é essencial para o planejamento da administração pública, pois orienta a LOA a estabelecer quais setores, como saúde, educação e infraestrutura, receberão atenção e recursos prioritários, garantindo que as ações municipais estejam alinhadas às necessidades da população.

A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), Greissy Leôncio Reis, destacou que a educação deve ser tratada como prioridade na LDO, com investimentos em projetos, melhoria da qualidade do ensino e valorização da carreira docente. Ela também defendeu o descongelamento da tabela salarial e a garantia da progressão profissional para assegurar reconhecimento e condições dignas à categoria.

José Marcos Santos Amaral, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserv), reforçou que a valorização do funcionalismo depende da transparência sobre os recursos que chegarão aos bairros e dos benefícios destinados tanto à população quanto aos servidores.

O secretário municipal de Finanças, Rodrigo Bulhões, explicou que a LDO define metas e prioridades da administração e deve estar alinhada ao Plano Plurianual (PPA), que estabelece objetivos para os próximos quatro anos.

Ele ressaltou que a segunda fase de discussão do projeto de lei na Câmara é fundamental para nortear serviços, obras e investimentos e que a participação de conselhos, sindicatos e sociedade civil garante que o orçamento reflita as reais necessidades da população.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!