Prefeitura de Vitória da Conquista prorroga situação de emergência em distritos da zona rural
Medida atinge 11 distritos e permite acesso a recursos federais para minimizar os efeitos da estiagem prolongada.

Na última terça-feira (9), foi publicado no Diário Oficial, o Decreto nº 23.884, que prorroga a situação de emergência em 11 distritos da zona rural de Vitória da Conquista. O documento foi assinado pela prefeita Sheila Lemos e abrange os municípios de Bate-Pé, Cabeceira do Jiboia, Cercadinho, Dantelândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São João da Vitória, São Sebastião e Veredinha.
Com a determinação, as secretarias municipais ficam autorizadas a adotar ações imediatas em apoio às comunidades afetadas. A medida também abre caminho para o envio de recursos federais e a atuação do Sistema Nacional de Defesa Civil, sob supervisão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), além da execução do Plano Emergencial de Resposta a Desastres.
O decreto destaca que a seca causa grandes prejuízos aos agricultores, impossibilitando o plantio e a formação de pastagens para os animais, além de impactar em atividades como a ovinocaprinocultura. A falta de chuvas reduziu o nível de locais de abastecimento de água utilizados para os animais e ameaça também as reservas destinadas ao consumo humano.
De acordo com a Prefeitura, a situação foi classificada como desastre de média intensidade (nível II), com efeitos graduais e progressivos, conforme o parecer técnico nº 02/2025. A medida tem validade de 180 dias.